sexta-feira, 9 de novembro de 2012

8ª CIPM E 4º PELOTÃO DE ITORORÓ FORMAM A PRIMEIRA TURMA DO PROERD 2012…

 Momentos de emoção marcaram a formatura da primeira turma do Programa de Resistência e Combate às Drogas (PROERD) de Itororó. A diplomação de mais de 150 alunos, instruídos pela SD-PM Ana Angélica  ocorreu no salão da Igreja Católica Santo Antonio, na tarde desta quinta-feira, 08/11, e contou com a presença de diversas lideranças locais e regionais, entre elas o comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itapetinga, Major PM Sandro Crispim Ferreira Lopes, o comandante do CPR/SUL (Comando de Policiamento Regional), Coronel PM Antonio José Barbosa Reis, o Capitão PM Melo, o comandante do 4º Pelotão de Polícia Militar de Itororó, Tenente PM Davi, o subcomandante da 4º PEL/PM, Sgt PM Leonardo,  Padre Manoel Carlos (Paróquia Santo Antonio), Sirlene Pereira (Secretária de Educação de Itororó), Cleber Torres (Subprefeito de Rio do Meio), representando o prefeito Adroaldo Almeida, Gileade (Secretária de Desenvolvimento Social), Eudes (Secretário de Obras e Urbanismo), Dra. Virgínia de Alcântara Alves Silva (Promotora de Justiça) e representantes da sociedade e familiares dos formandos.
Foram mais de 150 Formandos, alunos do 5º Ano das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Itororó, Glória Andrade, Carlos Santana, Eduvirgens Pereira, Oscar Brasil, Manoel Cândido, CENPRO São José e Centro Bandeirantes que concluíram o Programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) no ano de 2012.
A solenidade também registrou a entrega de premiação do Concurso de Redação realizada em Itororó, onde dez (10) alunos formandos do PROERD dissertaram sobre os malefícios da utilização de drogas e seus efeitos, emocionando a todos os presentes, inclusive o Coronel Reis e o Major Ferreira Lopes. A solenidade foi abrilhantada com uma linda Orquestra de Câmara do Movimento de Corais Canto das Artes, sob a regência da Maestrina e Musicista Profª. Leniza Santos, que arrancou aplausos de todos os presentes.
 
A instrutora Soldado Ana Angélica lembrou que a implantação do programa só foi possível graças a parceria da prefeitura através da Secretaria de Educação que abraçou a causa e ofereceu a estrutura necessária, bem como a colaboração dos pais dos alunos. "Essa primeira turma foi formada com muito êxito e houve repercussão entre as demais turmas escolares.
 
Muitos já estão ansiosos para participar e quem já participou deixou clara a satisfação. Isso é muito importante para o aprendizado do conteúdo repassado no programa. É um ensinamento que eles levarão pela vida inteira", indicou a soldado Ana Angélica. 
 
PROERD – O programa tem o objetivo de orientar alunos de escolas públicas matriculados nos quinto e sétimo anos do Ensino Fundamental sobre prevenção ao uso das drogas e promove aulas, palestras e atividades lúdicas sobre o assunto. Ao todo são 10 lições, que, gradualmente orientam os jovens sobre os temas relacionados, a exemplo de identificação dos efeitos nocivos das substâncias tóxicas e como elas agem no organismo humano.

Além disso, as aulas tratam sobre a importância do respeito ao próximo, como evitar a influência negativa das amizades e o quanto é essencial decidir de forma confiante. O tema é discutido de maneira didática através de atividades em grupo, em que é sugerida a participação dos alunos.

A Instrutora Soldado Ana Angélica tem formação acadêmica e passou por Capacitação em Salvador, com excelente desempenho. A 8ª CIPM já recebeu sinalização positiva do Comando Geral da PMBA e do CPR/Sul que disponibilizaram mais uma vaga no Curso de Formação PROERD para um membro da Companhia que vai auxiliar  Ana Angélica a implementar as ações do PROERD em 2013 na cidade de Itapetinga, onde o comando através do Major Ferreira Lopes pretende desenvolver o projeto em parceria com várias instituições de ensino, secretarias municipais, entre outros.


Mais de 200 pessoas lotaram a Igreja Santo Antonio de Itororó para acompanhar e apreciar a cerimônia que teve encerramento na praça, com uma belíssima apresentação da Fanfarra do Centro Bandeirantes. 

Itapetinga na Midia