sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CAMINHADA ABRE OS 16 DIAS DE ATIVISMO EM ITAPETINGA.




Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campa­nha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um perío­do de significativas datas históricas, marcos de luta das mu­lheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de no­vembro - declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finalizando no dia 10 de dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos. Des­se modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitu­de frente à violação dos direitos humanos das mulheres

Em Itapetinga a equipe do Centro de Referência da Mulher – CRM realizou a 2ª Grande Caminhada pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A concentração foi na Praça do Estádio ACM de onde o movimento saiu em direção às principais ruas do centro. O evento faz parte da campanha dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” e tem por objetivo mobilizar a sociedade para enfrentar e combater a violência doméstica e familiar que tem feito milhares de vítimas no mundo. Os 16 dias de ativismo incluem a realização de ações em todo o país, como manifestações públicas, debates, palestras, Seminários entre outros eventos.

Além de grande participação popular, marcaram presenças estudantes, representantes da Loja Maçonica Amor e União Itapetinguense e jovens da Ordem Internacional da Filhas de Jó.

A caminhada finalizou na Praça Dairy Walley onde a coordenadora do CRM, Celma Rodrigues, agradeceu a participação de todos e salientou a importância desta luta, o Sec. De Desenvolvimento Social Carlos Leôncio chamou a atenção da sociedade quanto esta problemática e parabenizou o trabalho desenvolvido na região pelo CRM.

Dias 24, 25, 26, 27 e 28 de novembro o CRM realizará panfletagem em alguns pontos da cidade como: UESB, UNOPAR, Noralice Gusmão, IFBA, Polivalente, Colégio Modelo e Industrial, dia 1º dezembro a panfletagem será na Central 1 e 2 de Abastecimento, dia 02.12 será na Feira Livre do bairro Primavera e dia 06 de dezembro, às 18.30h no Auditório do Colégio Modelo, será a abertura do Seminário que terá continuidade durante todo dia sete.

Márcia Aguiar/DECOM