quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Chuvas e os estragos em Itapetinga



Com precipitação superior a 200 mm de chuva no mês de novembro em Itapetinga, muitas ocorrências foram registradas pela COMDEC (Coordenação Municipal de Defesa Civil) do município.

Dentre as ocorrências houve: ruas esburacadas, aberturas de valas, deslizamento de barranco, alagamento, inundação de imóveis, rompimento de tubos das redes de esgoto e água em algumas ruas da cidade, aumento significante do nível do Rio Catolé que já está chegando aos fundos das casas e barracos.

As providências tomadas pela administração pública foram:


A disponibilização de veículos para auxiliar na remoção de famílias; autorização de aluguel social motivada pela urgência, empréstimo de funcionárias da Secretaria de Desenvolvimento Social para confecção do lanche da noite de domingo, visitas, entrega de donativos e  assistência necessária.


A dúvida que fica é, não seria melhor, mais fácil e mais econômico se ao invés de dar assistência as famílias a administração pública providenciasse melhores estruturas físicas para a cidade, como o tratamento de água e esgoto dos bairros afetados, um bom calçamento de ruas, não esses asfaltos colocados de um dia pro outro, malfeitos que se soltam com a chuva. Boas infraestruturas, bons materiais, bons profissionais e término das obras, nada deixado pela metade, a realização de campanhas que alertassem os problemas que podem ocorrer com as casas que são construídas perto da beira do rio, um projeto que construa casas para essas pessoas e a construção de cais em volta do Rio Catolé.

Camila Silva