quinta-feira, 15 de novembro de 2012

IPAM – 28 anos em nossa cidade e ainda carente de apoio

A IPAM – Instituição de Promoção e Amparo ao Menor, entidade filantrópica fundada em 07 de janeiro de 1984, fruto da Campanha da Fraternidade de 1993 que teve como tema “Fraternidade Sim, Violência Não” por iniciativa de um grupo da Igreja Católica liderado pelo Padre Renè Van Looy e a Professora Lindinalva Santos de Carvalho, continua sobrevivendo, 28 anos após sua fundação.
O trabalho surgiu da necessidade de acolher e promover crianças e adolescentes, em situação de risco de vulnerabilidade social e pessoal, assim como seus familiares, através de projetos com fins específicos, oferecendo-lhes atividade pedagógica, esportiva, de saúde, culturais, terapêuticos, entre outros.
A partir da década de 1990, com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o trabalho da entidade foi organizado, no sentido de oferecer aos atendidos, os encaminhamentos previstos na lei, garantindo seus direitos e conscientizando-os também dos seus deveres.
Ao longo desses 28 anos, muitas dificuldades a instituição passou e por muitas vezes se viu ameaçada de fechar as portas. Mas graças a um grupo de profissionais comprometidos, a chama se manteve acesa. Mesmo com todas as dificuldades a IPAM vem buscando sempre romper com os ciclos da violência e da exclusão social.
Segundo o atual presidente da instituição, Silêncio Ribeiro Viana Filho, a semente plantada pela inesquecível educadora Lindinalva Santos Carvalho, que ficou conhecida como “Linda da IPAM”, germinou e deu muitos frutos. “Hoje nós temos o exemplo de uma educadora que amou essa instituição como a sua própria família e nosso compromisso, enquanto cidadão itapetinguense, é promover os direitos da criança e do adolescente em parceria com suas famílias e rede de proteção”, disse o presidente. Ocupando a vice-presidência está a empresária Genilda Meneses. Responsável pela parte financeira, o funcionário público Josimar Fernandes, além de um corpo de funcionários que cuida da limpeza, alimentação e orientação dos alunos com todo o zelo necessário.


A IPAM hoje

Hoje as crianças chegam à IPAM pela manhã, recebem o acolhimento, tomam café da manhã e logo em seguida vão participar das diversas oficinas oferecidas que são artesanato, cidadania e informática, esporte, capoeira, aula de reforço e ludo-pedagogia. Logo após tomam banho e se servem de um almoço especial e são liberadas para frequentarem as aulas nas escolas regulares.
Segundo Josimar Fernandes, não tem sido fácil manter essa rotina devido às dificuldades financeiras. “Hoje a instituição sobrevive de um convênio com a Prefeitura Municipal que cobre as despesas com pessoal e também recebe apoio de sócios contribuintes que mensalmente colaboram com uma quantia em dinheiro. Sentimos falta de um apoio maior por parte das empresas de Itapetinga que deveriam abraçar essa causa junto conosco”, completou Josimar, acrescentando que “durante alguns anos a instituição contou com o apoio da Petrobrás, mas infelizmente o convênio foi suspenso e vivemos nós a cada mês fazendo milagre para cobrir as despesas”.
Outra dificuldade da IPAM que hoje atende cerca de 100 crianças é a falta de uma sede própria, pois até hoje vive em um espaço da igreja católica – o Centro de Treinamento de Líderes Dom Climério – e na espera de que as autoridades se sensibilizem e construa um local adequado para atender às crianças.
A IPAM é fruto dos sonhos de educadores apaixonados pela causa da criança e adolescente brasileiro e por conta do destino alguns tiveram que se afastar e hoje a atual diretoria lembra com carinho de Linda, Tia Iêda, Jailma, Lúcia e Djalma, que tanta falta fazem, pois essas pessoas doaram muitos anos de suas vidas à instituição. A coordenadora pedagógica Elita Monteiro, uma das fundadoras, ainda se mantém presente e consegue energizar a atual equipe de colaboradores.
Mesmo com todas as dificuldades vividas, é fato que a IPAM muito tem contribuído combatendo a exclusão social, melhorando o rendimento escolar de crianças e adolescentes, diminuindo a pobreza e combatendo o uso de drogas.

Leitura na IPAM
Na manhã da quinta feira o Projeto Amigos da Leitura esteve na IPAM para desenvolver atividades de incentivo à leitura junto à criançada. O Projeto que tem o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, tem a missão de levar o prazer da leitura aos diversos espaços sociais de nossa região e conta com a coordenação dos pedagogos Manoel Neto e Mônica Ribeiro.
Foi uma manhã formidável, onde a leitura, a contação de história e as diversas atividades pedagógicas desenvolvidas sensibilizaram as crianças que participaram das atividades no maior prazer, aproveitando o bem estar que a leitura proporciona. Segundo Silêncio, “foi um presente para a instituição que muitas vezes fica esquecida e as nossas crianças precisam mesmo é de leitura e muitos livros, pois é na leitura que se descobre novos horizonte”. O Projeto se comprometeu em voltar mais vezes à IPAM, a fim de colaborar com a causa da instituição e proporcionar mais conhecimento e lazer para as crianças ali atendidas.