quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pecuaristas de Itapetinga comemoram as chuvas



A cidade de Itapetinga, situada no sudoeste do estado, possui um dos maiores rebanhos bovinos do Nordeste, com cerca de 140 mil cabeças de gado de corte e leite. Com a chegada do mês de novembro e das chuvas, os pecuaristas comemoram uma melhora na produção. A estiagem trouxe muitos prejuízos, e a chegada das águas possibilitou que o gado ganhasse peso e as pastagens ficassem mais verdes.

Somente no mês de novembro o volume de chuvas foi superior a 200 milímetros, quantidade de água significativa, já que de janeiro a outubro de 2012 choveu na cidade pouco mais de 300 milímetros.

Os pecuaristas que trabalham com gado de corte estão passando por uma boa fase. Segundo o presidente do sindicato dos produtores rurais de Itapetinga Henrique Brugni, a arroba do boi que custava R$ 97,00 reais no período da seca está custando agora R$105,00.

Já os pecuaristas que estão trabalhando com gado de leite comemoram uma melhora das pastagens. Estão aproveitando agora para fazer a recuperação dos pastos, economizando com os custos da alimentação dos animais voltando a tornar a pastagem a principal fonte de ganho de energia do gado.

Blog da Resenha Geral