terça-feira, 13 de novembro de 2012

Presos postam fotos no Facebook de dentro da cadeia em Capão Bonito

A Polícia Civil de Capão Bonito (SP) apreendeu 12 celulares dentro da cadeia pública da cidade 

nesta terça-feira (13) após uma revista que teve cinco horas de duração. A ação ocorreu após denúncia feita ao G1 Itapetininga e Região por uma pessoa que não quis se identificar. Segundo o denunciante, um dos 79 detentos fazia de dentro da cadeia postagens frequentes no Facebook. A informação foi levada até a polícia, que confirmou que o dono do perfil estava detido na unidade, assim como outros três homens que aparecem em fotos.

O detento Clayton Negão (nome com o qual se identifica no Facebook o preso Clayton Fabiano) mantinha um perfil na rede social e, de dentro da cadeia, postava mensagens e fotografias. As imagens eram feitas com o próprio aparelho telefônico de dentro das celas.


Por meio da rede social, é possível verificar que as postagens eram diárias. Em uma delas, ele afirmava “acordar sob o mesmo tempo todos os dias”. Em várias outras, citava trechos de músicas.

A postagem mais recente foi feita no sábado (10), quando além de mensagens, o detento postou no perfil dele no Facebook uma série de 15 fotos registradas nas celas e no pátio utilizado para o banho de sol. De acordo com a Polícia Civil, os três rapazes que aparecem nas postagens de Clayton Fabiano estão presos há dois meses por roubo à mão armada.

Segundo o delegado responsável, Aulo Fernandes, uma investigação será iniciada para tentar apurar como os aparelhos entraram na cadeia. Se identificados quais detentos seriam os proprietários dos celulares apreendidos durante a revista nas celas, eles deverão receber uma punição administrativa.

Ainda de acordo com o delegado, mais de 50 aparelhos telefônicos já foram apreendidos no local durante as operações nas celas. Segundo ele, a cadeia pública está localizada no centro da cidade e os aparelhos são jogados por cima da grade de proteção, o que dificulta o trabalho policial.

O detento que mantinha o perfil na rede social foi preso por roubo em 18 de setembro deste ano. À época, a políca constatou que ele usava revólveres de brinquedo para assaltar um açougue.


Nas mensagens deixadas pelo preso, ele fala sobre a prisão. (Foto: Reprodução)Nas mensagens deixadas pelo preso, ele fala sobre a prisão. (Foto: Reprodução)