quarta-feira, 21 de novembro de 2012

“QUEREM IMPLANTAR O MEDO E O TERROR NA POPULAÇÃO”, DIZ DELEGADO




“Dizer que Itapetinga é uma cidade violenta é provocar terror e sensação de insegurança na população”. Com essa afirmação, o Delegado Titular da Delegacia Territorial, Roberto Júnior, rebateu matéria veiculada na Tv Sudoeste de possível onda de assaltos na cidade, quando a emissora superdimensionou roubos a três estabelecimentos comerciais.

Para o delegado, Itapetinga – na faixa dos 70 mil habitantes – tem se mostrado tranquila, principalmente nos últimos anos, comparada com cidades do mesmo porte e população. E, segundo ele, isso não foi retratado na matéria. Neste ano foram registrados 75 assaltos a estabelecimentos comerciais, uma média de 6,8 ao mês, número muito inferior a outros centros.

Na contramão dos dados estatísticos que só aumentam no país, os crimes tem reduzido em Itapetinga com o trabalho das polícias Militar e Civil. Exemplo disso, é o número de homicídios que a cada ano vem caindo, merecendo destaque em evento organizado pela Secretaria de Segurança Pública, recentemente (21% de redução de janeiro a outubro de 2012, comparado ao mesmo período de 2011).

PRISÃO DE CRIMINOSOS

“Nunca se prendeu tanto como nos últimos anos”, destaca o Delegado Roberto Júnior, que atribui isso a uma parceria do judiciário com as polícias. Dezenas de traficantes, assaltantes e homicidas foram presos, sentenciados e encaminhados a presídios.
APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO
Armas apreendidas
As Polícias Militar e Civil, juntas, somente no ano de 2012, apreenderam 52 armas de fogo de diversos calibres (até o fechamento desta matéria), armas estas que certamente serviriam para assaltos e ceifar vidas.
ELUCIDAÇÃO DE CRIMES
"Marcos Chaveiro", assassino confesso de sua ex-companheira
Destaque do excelente trabalho de investigação, a Polícia Civil prendeu e apresentou à sociedade, em menos de 36 horas, o assassino da professora Alexandra, o chaveiro Marcos Silva Gonçalves. Ele matou a professora, que era sua ex-companheira, com um tiro na cabeça na noite do último dia 12 de novembro. O fato ganhou repercussão e comoção, em razão de Alexandra ser muito querida na Nova Itapetinga, bairro onde morava.
Outros casos também tiveram resolução rápida.
PROCEDIMENTOS
Dos 20 homicídios contabilizados na cidade, 14 estão elucidados, com 10 autores encarcerados. Desses, lembra o delegado, 06 estão com mandados de prisão expedidos. Muitos menores infratores, envolvidos em assassinatos, passam por medida sócio-educativa na capital do Estado.
Quanto aos assaltos aos estabelecimentos, ocorridos recentemente, Roberto Júnior disse que as investigações continuam e os autores serão indiciados e presos.

Itapetinga na Midia