domingo, 3 de março de 2013

Prefeitos da Chapada manifestam apoio a Otto em 2014

                         
tto Alencar, vice-governador e presidente estadual do PSD, permanece ganhando espaço entre os prefeitos baianos. Na região da Chapada Diamantina pode-se dizer que “tem nadado de braçada”. No último sábado (2), o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) tentou marcar território inaugurando obras e acompanhando a eleição da nova direção da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD).

Pode perceber como o nome de Otto está projetado em toda a extensão da região. O pleito da UMCD aconteceu em Ubiraitá, distrito do município de Andaraí. O presidente eleito é o prefeito de Utinga, Luís Alberto Muniz (PSD). A vice é do PSB, Lenise Lopes Estrela, que é prefeita de Itaetê. A UMCD é formada por representes de diversos municípios dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu.


O consórcio entre municípios tem o objetivo de prestar assessoria técnica, contábil, jurídica e de planejamento aos prefeitos filiados e adimplentes. Cumpre, em suma, o papel regionalizado da União dos Municípios da Bahia (UPB). A expectativa é que os novos dirigentes consigam preparar as cidades para enfrentar os períodos de estiagem que certamente atingirão a região como anualmente acontece.

Neste sentido, a presença de Rui Costa também é importante. É o chefe da Casa Civil que coordena os principais projetos de combate aos efeitos negativos da seca no estado.

Na última sexta (1º), Otto Alencar esteve no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, e participou de um evento organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social. Neste evento, além de Otto Alencar, estavam também o deputado federal Luiz Argôlo (PP-BA), o diretor de Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) José Vivaldo, o prefeito João Filho e outras lideranças políticas locais e regionais, além de funcionários da prefeitura de Itaberaba e outros segmentos da sociedade.

Na oportunidade, conforme noticiou o Jornal da Chapada, o vice-governador foi ovacionado pelo prefeito e pelo deputado como candidato ao governo baiano nas eleições de 2014. Como Otto Alencar é mais um representante de partido da base aliada do governador Jaques Wagner (PT), a militância do PT em Itaberaba que defende o apoio do governador a um candidato do partido como Luiz Caetano, Walter Pinheiro, Rui Costa e Sérgio Gabrielli se questionam: “Otto Alencar é candidato de quem? De Wagner ou do PSD?” Não temos respostas para estes questionamentos, mas de uma coisa há certeza, Otto Alencar é o candidato da maioria dos prefeitos da Chapada Diamantina.

Com informações do Jornal da Chapada.